Home Rotary International Objetivos

Objetivos

O objetivo principal do Rotary é servir – na comunidade, no lugar de trabalho e no mundo em geral. Os rotarianos procuram estabelecer a boa vontade e a paz no mundo, oferecer serviços humanitários e fomentar um elevado padrão de ética em todas as profissões. "Dar de Si Antes de Pensar em Si" é o lema rotário.

Os rotarianos são homens e mulheres de negócios e profissionais, que procuram através da prestação de serviços voluntários, melhorar a qualidade de vida nas comunidades locais e mundialmente. O quadro social de um clube representa um corte transversal da vida de negócios e profissional da comunidade. Os Rotary Clubs são entidades apolíticas, não religiosas, abertas a pessoas de todas as culturas, raças e credos que se reúnem semanalmente.

Há mais de 1,2 milhão de rotarianos sócios de cerca de 33.000 Rotary Clubs em 207 países e regiões geográficas do mundo.

Em 1987 as mulheres também passaram a ser admitidas pela organização e, hoje, representam o segmento da mesma que mais rapidamente se expande. Atualmente, mais de 2.000 Rotary Clubs são presididos por mulheres que, além disso, também estão assumindo papéis de liderança a nível regional.

O Objetivo do Rotary é estimular e fomentar o Ideal de Servir, como base de todo empreendimento digno, promovendo e apoiando:

PRIMEIRO

O desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidades de servir;

SEGUNDO

O reconhecimento do mérito de toda ocupação útil e a difusão das normas de ética profissional;

TERCEIRO

A melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada um na sua vida pública e privada;

QUARTO

A aproximação de profissionais de todo o mundo, visando à consolidação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações.

As Avenidas de Serviços, criadas na década de 1920, ajudam os rotarianos a compreender o Objetivo do Rotary.

Os Serviços Internos enfatizam o fortalecimento do companheirismo e o bom funcionamento do clube.

Os Serviços Profissionais incentivam os rotarianos a servir através de suas profissões e a aderir a altos padrões éticos.

Os Serviços à Comunidade abrangem projetos e atividades de clube voltados à melhoria da qualidade de vida.

Os Serviços Internacionais referem-se a medidas tomadas para expandir o âmbito das atividades humanitárias implementadas pelo Rotary em todo o mundo e para promover a paz e a compreensão mundial.