Home Governador 2015-2016 Agostinho Ferreira Machado

Agostinho Ferreira Machado

É julho de 2015 e um novo ano rotário se inicia. Novos são os projetos, as prioridades e o ânimo da equipe de Governadoria. Novo é, também, o lema que deverá inspirar a nova gestão: SEJA UM PRESENTE PARA O MUNDO. Ele foi anunciado solenemente em San Diego pelo Presidente de RI Ravi Ravindran, natural do Sri Lanka, antiga colonização portuguesa (Ceilão) e europeia no sudeste asiático. Na revista The Rotarian deste mês, o Presidente Ravi nos conta a história de Sudama e seu amigo Krishna, a qual o inspirou na criação do Lema que nos propôs e como essa história poderá também nos inspirar a sermos um presente como esse ainda nos dias da nossa vida. Vítima de grande pobreza e quase sem alimentos para esposa e filhos, Sudama decide finalmente recorrer ao grande amigo de infância Krishna, que se tornara um importante líder militar e rei de imenso prestígio e poder. Para não comparecer de mãos vazias, Sudama recolhe o resto de arroz que restava para a família e o embrulhou cuidadosamente em um pedaço de pano para presentear o amigo. Era tudo o que possuía. Ao adentrar o palácio Sudama surpreendeu-se pela grandeza do local e pela acolhida fraterna do amigo de outrora. Seu modesto presente, cuidadosamente preparado, era uma humilhante lembrança de sua pobreza e ele o oculta atrás de si ao ser abraçado carinhosamente por Krishna, que lhe pergunta o que levava. Longe de desprezar o presente, Krishna agradece e consome alegremente o arroz que Sudama lhe dera. Durante horas os dois amigos relembraram os bons tempos de infância e a grande amizade que os unia. Foi tanta a alegria que o tempo passou e Sudama teve que partir de volta para casa sem lembrar-se do motivo principal que o levara a visitar Krishna. Ele voltava sem nada enquanto seu último grão de arroz havia sido consumido. A dificuldade de encarar a família de mãos vazias o fez retardar sua volta à casa. Ao chegar, porém, diante do portão de casa, já no raiar do dia, ele nota que a modesta choupana se tornara uma mansão e que sua família, mulher e filhos todos muito bem vestidos, o acolhiam com alegria. Por toda parte os sinais de grande abundância haviam feito desaparecer a lembrança dos poucos grãos de arroz que ele doara ao amigo. Krishna havia entendido que Sudana lhe doara tudo o que possuía e decidira agradecer doando-lhe tudo o que ele necessitava. Não importa o valor do presente que damos, mas o amor com o que o fazemos. E assim como o presente dado por Sudama ao amigo Krishna, tudo que doamos através do Rotary se torna também um presente para nós. Todos temos essa oportunidade na vida de guardar para nós mesmos os dons que que a vida nos proporcionou ou compartilhá-los com o nosso próximo, nos tornando um presente para o mundo. Esta é a nossa chance! Não percamos a oportunidade!

Sejamos um presente para o mundo!

Agostinho Ferreira Machado