Home Governador 2018-2019 Robson Caetano

Barry Rassin

Presidente, 2018-19

Agosto de 2018

Há quem diga que para transformarmos o mundo, devemos começar amando nossa família. Isso não significa que possamos ignorar as necessidades dos outros, mas, sim, que devemos prestar atenção às nossas necessidades interiores.

Nossa prioridade é a prestação de serviços, então, pode ser tentador focar apenas em projetos, planejamento, trabalhos que produzem um benefício visível para quem precisa. No entanto, para que isso realmente produza resultados, precisamos manter nossa própria casa em ordem. No Rotary, isso significa viver de acordo com os princípios rotários, tratar outros com respeito e seguir A Prova Quádrupla. Significa maximizar nosso impacto, planejando cuidadosamente e administrando nossos recursos com sabedoria. Também significa cuidar da saúde no longo prazo de nossa organização, garantindo que nosso quadro associativo seja forte, engajado e saudável.

Há 20 anos que o nosso quadro associativo está estancado na casa do 1,2 milhão de associados. Não estamos crescendo e nosso quadro associativo está envelhecendo. Temos muitos clubes que não têm conhecimento nem motivação para causar impacto: clubes que não sabem o que estamos fazendo globalmente, clubes que não conhecem nossos programas nem a nossa Fundação, que sequer sabem como se envolver. E com um quadro associativo que ainda é majoritariamente masculino, claramente não estamos fazendo o suficiente para nos tornarmos a organização escolhida pelas mulheres que querem prestar serviços.

Somos, antes de mais nada, uma organização de voluntários. Para atingir os objetivos que definimos para nós mesmos, precisamos colocar o quadro associativo em primeiro lugar. Todos nós temos a responsabilidade de levar o quadro associativo a sério, não apenas convidando associados em potencial, mas também garantindo que novos associados sejam bem recebidos e aproveitados nos clubes. Se você perceber que alguém parece estar perdido ao chegar a um evento, certifique-se de que esta pessoa tenha um lugar para se sentar e seja incluída na conversa. Se você é entusiasta de um programa rotário, certifique-se de que seu clube esteja informado e saiba como se envolver. Se identificar uma necessidade em sua comunidade, traga o assunto para a reunião da semana. Se quisermos fazer parte de uma organização forte, ativa, que causa impacto, devemos começar tudo isso em casa e Ser a Inspiração no Rotary.

Julho de 2018

Há um ano, o Conselho Diretor do Rotary International adotou uma nova declaração de visão, refletindo nossas aspirações para a organização e seu futuro. A declaração é a seguinte: "Juntos, vemos um mundo onde as pessoas se unem e entram em ação para causar mudanças duradouras em si mesmas, nas suas comunidades e no mundo todo."

Essa frase simples mostra muito do que é essencial no Rotary. Nós nos unimos porque sabemos que somos muito mais fortes juntos do que sozinhos. Entramos em ação porque não somos sonhadores, mas sim agentes de transformação. Trabalhamos para criar mudanças sustentáveis que perdurarão por muito tempo, em todo o mundo e em nossas comunidades, mesmo quando não estivermos mais envolvidos. E talvez o mais importante, trabalhamos para criar mudanças em nós mesmos – construindo um mundo melhor à nossa volta e nos tornando pessoas melhores.

Uma frase atribuída ao escritor francês Antoine de Saint-Exupéry diz: "Se você quiser construir um navio, não chame as pessoas para juntar madeira ou atribua-lhes tarefas e trabalho, mas, simm ensine-os a desejar a infinita imensidão do oceano." Cada um de nós veio ao Rotary porque tinha um desejo – causar um impacto, fazer a diferença, ser parte de algo maior que nós mesmos. Esse desejo, essa visão de um mundo melhor e nosso papel em criá-lo é o que nos impulsiona no Rotary. Foi por isso que nos associamos; é isso que nos motiva a servir; e é o que me levou a escolher nosso lema para este ano do Rotary: Seja a Inspiração.

Quero que o Rotary Seja a Inspiração para nossas comunidades realizando um trabalho com impacto transformador. Está na hora de avançarmos, de eliminarmos as barreiras que nos atrapalham. Vamos facilitar os ajustes em nossos clubes ou abrir novos clubes que atendam às necessidades atuais e reais. Vamos trabalhar para fortalecer o Rotaract e a transição tranquila de rotaractianos para o Rotary. Vamos dar a todos os rotarianos a flexibilidade para servir da maneira que lhes seja melhor, para que todo rotariano encontre valores duradouros na sua associação com o Rotary.

O serviço verdadeiramente sustentável, o tipo de serviço pelo qual nos esforçamos no Rotary, significa enxergar tudo que fazemos como parte de uma escala global. Este ano, peço que cada um de vocês Seja a Inspiração para o serviço sustentável, analisando o impacto das questões ambientais em nosso trabalho. O meio ambiente tem um papel fundamental em todas as nossas seis áreas de enfoque e esse papel está se tornando cada vez maior conforme o impacto das mudanças climáticas se faz sentir. Está na hora de deixar de ver o meio ambiente como algo separado das seis áreas. Ar, água e solo são essenciais para comunidades sadias – e essenciais para o futuro melhor e mais saudável pelo qual nos empenhamos em conquistar.

Seja a Inspiração – e juntos, poderemos inspirar o mundo.